O que é Paypal 2

O Paypal é a plataforma de pagamentos digitais mais utilizado no mundo. Ele permite fazer compras pela Internet com rapidez e total segurança em qualquer lugar do planeta e também enviar dinheiro para outras pessoas de acordo com a sua necessidade. Para utilizar o Paypal, basta ter um cartão de crédito.

A lógica do Paypal é bastante simples: ele faz a ponte entre o vendedor e o comprador, evitando que o número de seu cartão de crédito seja repassado ao vendedor e consequentemente eliminando o risco do mesmo ser interceptado por terceiros. Para efetuar um pagamento em um site que aceite Paypal, basta realizar a compra normalmente e no momento do pagamento o site te redireciona para o site do Paypal, você entra em sua conta e aprova o pagamento. Imediatamente o status de seu pagamento será informado ao vendedor e sua compra seguirá o fluxo normal.

Como o Paypal conta com uma filial no Brasil, o valor a ser pago é convertido de qualquer moeda para reais e é exibido em sua fatura como uma compra nacional. Pela conversão, o Paypal cobra uma pequena tarifa de 2% da compra, muito abaixo dos 6% do IOF cobrado no cartão de crédito para compras internacionais – portanto o Paypal representa também uma possibilidade de economia.

Outro recurso interessante do Paypal é a possibilidade de transferência de dinheiro entre contas utilizando o cartão de crédito ou seu saldo paypal. A ordem de transferência para a conta do beneficiário é executada na mesma hora, caindo na conta em até 3 dias dependendo do banco, que é o prazo de transferência de docs. O lado bom é que o pagador somente pagará o valor transferido no dia do vencimento da fatura do cartão, quando não houver saldo na sua conta paypal (havendo saldo em sua conta paypal, este será usado no pagamento, evitando o débito no cartão de crédito).

Com relação às tarifas, o Paypal não cobra nada para realizar pagamentos através de sua plataforma e nem para transferência de dinheiro. Por outro lado, existem tarifas cobradas separadamente para transações como recebimento de pagamentos, que variam de acordo com o valor movimentado e o método de pagamento efetuado.

 

Criando uma conta no Paypal

1) Acesse o site do Paypal em http://www.paypal.com.

2) Clique no botão “Criar conta” conforme a imagem abaixo.

3) Escolha o tipo de conta que você deseja criar. Neste tutorial criaremos uma conta de pessoa física que é a maioria dos casos, mas se você desejar criar uma conta para a sua empresa o procedimento não é muito diferente (mas observe as taxas relacionadas aos pagamentos antes de continuar). Clique em “Criar conta” no lado esquerdo onde diz “Para você“.

4) Preencha o formulário com seus dados pessoais. É importante que o endereço esteja correto por dois motivos: ele será utilizado para autenticar os dados de seu cartão de crédito junto ao banco (caso necessário) e também será repassado ao vendedor como endereço de entrega de suas compras (você poderá alterá-lo durante a compra, mas se ele estiver correto é um grande facilitador). Lembre-se também de preencher corretamente seu número de telefone, pois em caso de fraude a equipe do Paypal tentará contato primeiramente por este número.

5) Uma vez preenchido e revisado todo o formulário, clique em “Concordar e criar conta“.

6) Logo após criar a sua conta, você será redirecionado para a página de cadastro de informações do cartão de crédito. Esta é a única vez em que você precisará digitar esses dados, uma vez que ficarão salvos para futuros pagamentos que você venha fazer com sua conta no Paypal. Uma vantagem em cadastrar o seu cartão é que o Paypal não permite que um mesmo cartão seja cadastrado em mais de uma conta, o que significa que uma vez que seu cartão esteja vinculado a sua conta, mesmo que um dia ele seja extraviado, não será possível realizar compras na Internet através do Paypal por outra pessoa. Após inserir as informações do cartão, clique em “Continuar“. Se você deseja utilizar sua conta apenas para receber pagamentos, poderá optar por pular esta etapa clicando no link “Ir para Minha conta.”

7) Sua conta no Paypal já estará criada. Para concluir sua ativação, basta confirmar a propriedade do e-mail registrado. Será enviado uma mensagem para o endereço de e-mail cadastrado com uma chave de ativação conforme a imagem abaixo. Basta clicar em “Ativar minha conta” para ser redirecionado à página de confirmação. Caso seu sistema de e-mail não permita você clicar no botão, basta copiar o código de confirmação encontrado um pouco mais abaixo e na sua página no Paypal clicar em “Confirmar e-mail” no menu direito, escolher a opção “botão não aparece no e-mail” e colar o código de confirmação.

8) No momento da confirmação do e-mail, você deverá escolher duas perguntas e respostas de segurança que serão utilizados no caso de você precisar recuperar a sua senha de acesso em algum momento. Procure colocar respostas inusitadas para aumentar o nível de segurança, mas lembre-se de que você deverá memorizá-las.

Agora você já pode aproveitar a sua conta no Paypal para comprar qualquer coisa em qualquer lugar do planeta, sem sair de casa!

2 thoughts on “O que é Paypal

  1. Reply Maicon jul 25,2013 18:48

    Olá, tem sites que pagam-nos via Paypal,
    e para eu receber do site ele me pede meu “nome de usuário” (login) do Paypal,ele se refere ao email que uso para entrar no meu paypal?

    • Reply admin ago 2,2013 17:56

      Olá Maicon,

      Isso mesmo! Informe seu e-mail que usa no paypal para que eles possam lhe transferir o valor.
      Abraços,
      João

Leave a Reply