Dicas para vender publicidade em sites e blogs

Uma das estratégias mais utilizadas por quem deseja ganhar dinheiro com blogs é a venda de publicidade. Tanto blogs, quanto sites, podem vender publicidade e conseguir um bom retorno, mas depende muito mais do blogueiro do que dos anunciantes.

Veja como vender publicidade em sites e blogs e aumentar as suas rendas online:

1- Escolha os Formatos

publicidade-na-internetExistem diversos tipos de formatos de venda de publicidade em blogs, desde o espaço em posts, publicações em redes sociais, como banners. Antes de prosseguir, escolha os formatos que deseja trabalhar, considerando o layout do blog e o seu público-alvo.

Estes são os formatos mais conhecidos:

  • Banners (principais formatos para venda são 200×125, 300×250 e 728 x 90).
  • Slide
  • Post Patrocinado
  • Links no Post
  • Links em Redes Sociais
  • Vídeo Patrocinado

2- Valores

Antes de sair por aí vendendo publicidade, tenha uma tabela de valores para passar aos anunciantes. Ter uma tabela média de valores te ajuda a sempre manter um padrão de preço, ganhando credibilidade por parte dos seus clientes.

Qual valor cobrar? Isso depende muito do seu nicho, da quantidade de visitas que recebe e da conversão que seu blog proporciona.

Um blog pode ter poucas visitas, em torno de 1500, por exemplo, e ter uma alta taxa de conversão ao cliente. Isso significa que o dinheiro que o anunciante pagou será recuperado.

No entanto, raro são os casos que blogs com menos de 2 mil visitas, que não seja em caso de nichos especializados, consigam vender publicidade. Um número tão pequeno de visitas não consegue gerar conversão ao anunciante.

Na hora de escolher os valores para a publicidade do seu blog, leve em consideração estes detalhes:

  • Número de visitas
  • Nicho
  • Pageviews
  • Formato do Anúncio
  • Tempo do Leitor no Site

Outro fator importante é a quantidade de newsletters. Você precisa ter leitores cadastrados, já que a maior parte das conversões são geradas em newsletters (lista de e-mail).

Como saber se o valor que está cobrando é atrativo aos anunciantes? Pergunte ao seu anunciante sobre a taxa de conversão, quantos pessoas compraram a partir do seu link ou como foi o ROI. A partir destas informações, você conseguirá determinar se está valendo para o seu anunciante investir em publicidade no seu blog.

3- Deixe isto claro, mas não desespere!

Você pode informar aos anunciantes que seu blog aceita publicidade, mas o ideal é que faça isso de forma discreta. Coloque um banner, por exemplo em um espaço vago escrito Anuncie Aqui, mas não encha todos os espaços vagos do seu blog com banners implorando anunciantes.

Nos espaços vazios, coloque programas de afiliados ou o adsense, para que a lateral do seu blog não fique tão vazia e dê a impressão que ninguém deseja anunciar no seu canal.

propaganda4- Atraia Anunciantes

Além do banner informando, a forma mais natural de atrair anunciantes é com o seu blog crescendo. Trabalhe o SEO do seu blog, atraia primeiro um público qualificado e em conseqüência atrairá os anunciantes.

Os anunciantes de cada nicho estão sempre analisando os blogs e sites que valem a pena investir, esteja nos primeiros lugares do Google para palavras-chave relevantes e tenha uma boa interação com o seu público e certamente os anunciantes aparecerão.

5- Como aumentar o valor do meu canal

Para que seu canal tenha um valor para o anunciante, procure além de atrair mais visitas e ter um bom posicionamento no Google, conseguir a interação dos seus leitores.

Faça estratégias para aumentar os comentários e as curtidas ou compartilhamento de conteúdos. Anunciantes desejam investir em um canal que os leitores irão não apenas ler o anúncio, mas irão se interessar por ele.

6- Seja profissional

Ser profissional é essencial para que o seu trabalho passe mais credibilidade e tenha valor no mercado. Ser profissional começa desde a montagem de uma Mídia Kit para apresentar aos anunciantes interessados, sejam eles agências ou blogueiros ou e-commerce. O Mídia Kit deve conter uma breve história do seu blog, o foco do seu canal, as formas de divulgações disponíveis e as métricas do blog (Google Analytics).

O Mídia Kit pode ser tanto em PDF, como uma página estática do blog. O importante é ter uma forma fácil e prática de disponibilizar o conteúdo aos anunciantes interessados.

Não cobre preços abusivos por um serviço que não terá retorno ao anunciante, mas também não se contente com R$10 por mês por um anuncio, isso só irá fazer com que perca a credibilidade.

Se o seu blog está crescendo e você tem feito um bom trabalho de SEO, deixe apenas uma sugestão no blog para anunciantes e espere por eles. Eles virão! Mas antes disso, tenha certeza que o seu blog já está pronto para trabalhar a publicidade.

Mantenha sempre um bom relacionamento com os anunciantes e seja rápido ao responder e-mails, passe a credibilidade do seu trabalho e a responsabilidade do seu profissionalismo.

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