Dicas para trabalhar os links internos do blog

Uma das maiores preocupações de todos aqueles que trabalham com a internet, seja com um portal, com um blog de nicho ou com e-commerce, é estar bem posicionado no Google. Sendo assim, todo conhecimento de SEO ainda é pouco para quem almeja os primeiros lugares.

Uma das apostas de SEO nos últimos anos que mais tem dado retorno no Google são os links internos bem estruturados do blog. Trabalhar os links internos de forma correta é garantir que seu blog tenha mais chances de subir para os primeiros lugares do Google no seu nicho de atuação.

Quero começar a trabalhar os links internos do meu blog, o que devo fazer? Pode parecer muito complicado de início, mas com um pouco de prática verá que é muito mais simples do que imagina. Veja como começar a trabalhar corretamente os links internos do blog passo a passo.

1- Escolha as palavras-chave

Antes de qualquer coisa é preciso ter um foco. Qual é o seu foco no Google? Para entender o seu foco, você precisa saber exatamente quais palavra-chave quer trabalhar.

Indico que comece agora mesmo uma lista de palavras-chave que são relevantes ao seu nicho. Para isto, use a ferramenta Adwords do Google (Google Keyword Tools).

2- Crie uma planilha

Com o tempo, o blog começa a cada vez mais crescer e é muito comum que deixemos de lado vários artigos que publicamos no começo do blog por esquecimento. A indicação aqui é ter uma planilha com a url de cada artigo e as palavras-chave que serão linkadas para ele.

As palavras-chave usadas na sua planilha são as mesmas que você selecionou no passo anterior. Desta forma, você cria uma meta e se certifica de nunca esquecê-la.

3- Utilize texto âncora personalizados

Esqueça os textos âncoras genéricos, como clique Aqui ou internet. Crie textos âncoras que sejam também palavras-chave e que consigam cativar a atenção do seu leitor.

Recomenda-se, no entanto, estar sempre mudando os textos âncoras utilizados. Evite usar o mesmo texto âncora em todos os links de uma determinada palavra-chave.

4- Tenha uma estrutura eficaz

blocos-html-300x219Pense em uma estrutura do blog como uma construção. Você precisa ter estruturas objetivas e claras que levem o leitor ao objetivo final.

Para que o blog tenha sempre uma mesma identidade e consiga ser bem estruturado, é preciso que você siga algumas indicações em todo o blog, tais como:

  1. Tenha páginas estáticas.
  2. Use H1 e H2 na sua homepage. O H1 deve ser exclusivo para o título do seu blog, enquanto H2 pode ter os títulos dos artigos listados.
  3.  Use H1 e H2 dentro dos artigos. Os títulos dos artigos devem vim entre <h1> nome </h1>. Utilize H2 para subtítulos. Se precisar, pode fazer uso da H3 para outras divisões dentro do artigo.
  4. Use H2 nos artigos populares. Se você usa um widget de artigos mais populares na lateral do blog, coloque em H2 os títulos dos artigos.

A estrutura do seu blog não apenas facilita o leitor a navegar como ajuda no SEO, fazendo com que o se trabalho tenha efeito.

5- Faça links internos em todos os artigos

linkagem-internaO trabalho de links internos deve ser constante no seu blog, desde o primeiro artigo ao mais recente. Por isso, vale a pena seguir uma fórmula para que alguns artigos não se sobrecarreguem, perdendo o seu efeito de SEO, enquanto outros, simplesmente fiquem esquecidos.

  1. Quantos links por artigo? Use no máximo 4 links para cada 500 palavras. Nestes links, 1 pelo menos deve ser para outro artigo relevante a sua palavra-chave, e também pelo menos 1 deles para homepage ou alguma página de navegação.
  2. Não tenha um rodapé com links. É comum listas os últimos artigos ou colocar links no rodapé. Não faça isso! Além de duplicar na sua homepage conteúdo desnecessário, a prática não é considerada saudável pelo Google.
  3. Preste mais atenção no texto âncora. Como dito anteriormente, seus links devem sempre ter um texto âncora personalizado. Verifique também se a URL está funcionando antes mesmo de publicar o artigo.
  4. Trabalhe as tags ou categorias. Link para sua tags ou categorias, de acordo com a estrutura do seu blog. Assim elas ficam otimizadas e aparecem quando alguém buscar no Google. Apenas tome cuidado para não ter conteúdo duplicado otimizando ambas. O melhor é que se escolha somente uma delas para o trabalho.

Estas são algumas dicas para conseguir trabalhar links internos do blog e obter bons resultados. Lembrando que como tudo no mundo físico, tudo que é feito em demasia pode prejudicar ao invés de ajudar. Por isso, não exagere. O trabalho de links deve ser feito com responsabilidade e cautela, sempre procurando o equilíbrio.

Outro fator importante é trabalhar o links constantemente, ao invés de situações esporádicas. Aposte em tabelas para organizar os links e url e faça um bom trabalho.

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