Os passos para monetizar seu blog e site

Alguns blogueiros iniciantes, possuem muitas dúvidas em como ampliar os seus negócios, acabam ficando perdidos na hora de procurar formas de ganhar dinheiro tornando-se afiliados.

Muitos probloggers estão sempre à procura do melhor programa de afiliados, mas a maioria diz ser impossível, em partes eles até têm razão. Porém para aumentar os lucros gradativamente através de estágios na monetização de sites que podem ser seguidos.

Com a minha experiência posso dizer que existem 3 estágios de rentabilização de sites, blogs ou fóruns.

1. Sites em inicio de criação, que recebem entre 100 e 200 visitas diárias, mas possuem menos de 50 artigos em seus conteúdos.

2. Sites que recebem até 1000 visitas diárias e contêm até 200 artigos;

3. Sites que recebem mais de 1000 visitas diárias e possuem mais de 200 artigos.

Esses três estágios possuem visitas preciosas que podem ser transformadas em lucros.

1 – Site em início

Os webmasters quando criam um site devem ter em mente três alternativas: lançar o site e criar dezenas de artigos, liberar o site somente quando possuir uma boa quantidade de artigos ou agenda-los para serem publicados. No início é basicamente isso, criar artigos e fazer postagens regularmente.

É assim que o site começa a ser reconhecido pelos mecanismos de busca, consequentemente pelos leitores. As visitas começam a aumentar de acordo com a criação dos conteúdos, por isso a importância de serem de qualidade, o processo pode demorar até 6 meses para receber 200 visitas diárias, necessita paciência.

Nesse período é muito importante ter um afiliado que pague comissões mesmo que o site ainda não possua muitas visitas.

Indicações

  • Dê preferência à rede de afiliados que fazem pagamentos em Euros;
  • Procure trabalhar no conteúdo do seu site, evitando incluir anúncios de textos como Adsense juntamente com os seus, isso aumenta a sua credibilidade junto aos leitores;
  • Crie posts específicos para fazer a conversão, onde incluirá links de cada afiliado em artigos diferentes.
  • Evite afiliados do tipo CPM, CPC e CPD, pelo simples motivo de gerarem pouco lucro.
  • Prefira afiliados do tipo CPA e CPL pois geralmente pagam comissões melhores.
  • Evite afiliados como Zura, Adsense, Egrana, Bidvertiser e outros do mesmo estilo.
  • Utilize Netaffiliation (as campanhas podem chegar a 150,00) e DGMAX e escolha as campanhas disponíveis compatíveis com o nicho de seu site.

2 – Sites que recebem até 1000 visitas

Quando o site chega a esse nível é uma fase de transição, tanto em gastos como em rendimentos, um nível considerado crítico, mas perfeito para ganhar dinheiro com site ou blog. Nesse período muita gente acaba desistindo de trabalhar online, com o avanço do site é necessário contratar alguns serviços para não comprometer o andamento.

A essa altura o blog ou site já terá certo reconhecimento junto aos leitores e nos buscadores, nesse momento é imprescindível para o sucesso continuar a postar bons conteúdos, hora de optar por certos programas de afiliados e evitar outros.

Recomenda-se nesse nível:

Comece a colocar propagandas em locais estratégicos do site.

  • Filtre melhor as redes de afiliados, opte pelos mais rentáveis, continue a evitar colocar links externos ou banners horizontais no meio do seu conteúdo, o que você precisa agora é prender a atenção do usuário no seu blog ou site.
  • Evite afiliados do tipo CPM e CPD, pois pagam por Downloads, eles até geram lucros, mas afugentam os visitantes.
  • Prefira afiliados do tipo CPA e CPL, formulários ou mensagem SMS.
  • Evite Hotwords, Egrana e outros do mesmo estilo.

Nessa fase é interessante aprimorar as campanhas da Netaffiliation oferecidas no blog e é possível colocar alguns anúncios Adsense pois os pagamentos por clique possuem um bom valor (mas não exagere e nem deixe os banners demasiadamente evasivos).

3 – Sites que recebem mais de 1000 visitas diárias

Logo CampeaoQuando o blog ou site chega nesse nível torna-se rentável, podendo ser dito que os lucros chegam a ser suficientes para a tão clamada independência financeira. Para que isso ocorra é necessário muito trabalho, muito empenho, dores de cabeça surgirão, mas a persistência e o bom trabalho sempre são recompensados.

Recomendações

Afiliados de todos os estilos são bem vindos, mas sem exagero, filtre os que melhor combinam com seus conteúdos.
Utilize Netaffiliation, DGMAX Interactive, Zanox, Effiliation, ThemeForest, Google Affiliate Network, BidVersiter, Buscapé, Egrana, Zura entre outros.

Conquista!

O objetivo principal é a terceira etapa, mas tudo faz parte de um grande processo, preparar um site estruturado e lembrar sempre que o leitor ou usuário é a grande chave que dá acesso às outras portas.

Comemore cada passo dado, orgulhe-se das suas conquistas mesmo que seja pouco dinheiro, pois até mesmo somente elogios dos leitores, podem lhe garantir um excelente futuro.

Leave a Reply