Não escreva em seu blog, fale! 2

Se você está pensando em criar um blog ou já possui um, mas não gosta de escrever usando o teclado do computador, ou mesmo em alguma ocasião está com “preguiça” de digitar, existe uma solução simples, e o melhor, de graça!

A dias venho buscando uma solução para transformar voz  em texto para facilitar a redação de meus artigos, dar mais dinamismo na elaboração de conteúdo e reduzir algumas dores incômodas no braço causadas por tarefa repetitiva.  Depois de muito procurar e testar alguns programas pesados ou que não funcionavam corretamente, encontrei o DICTATION.

O DICTATION pode ser usado como uma extensão do Google Chrome que pode ser instalada com apenas um clique ou em sua versão online. Na opção de extensão do Google Chrome, um atalho do programa ficará disponível toda vez que abrir uma nova aba em seu navegador, e a vantagem principal é que poderá utilizar os recursos do programa mesmo sem uma conexão com a internet.

A outra opção mais simples ainda é a versão online da ferramenta, que dispensa a instalação de qualquer aplicativo em seu computador e pode ser acessado através do endereço http://ctrlq.org/dictation/.

dictation

Assim que acessar o DICTATION, uma espécie de bloco de notas será exibido. Esse será o seu “caderno” onde poderá ditar para o programa o conteúdo que deseja que seja transcrito.  Com um microfone instalado em seu computador, clique em “Start Dictation” e em seguida em permitir o uso do microfone na barra que se abre no Google Chrome.

permitir-microfone

A partir desse momento, tudo que você falar será transcrito para o bloco de notas em sua tela. Quando acabar de ditar ou desejar editar o que estiver escrito, clique em “Stop Listening”.

Para facilitar mais ainda o trabalho e evitar muitas paradas, o programa possui alguns comandos de voz para nova linha e novo parágrafo, sendo eles “New Sentence” e “New Paragraph” respectivamente.

Com uma ideia do que deseja escrever na cabeça, clique em “Star Dictation” e comece a falar. Depois que terminar de ditar o seu artigo,  selecione todo conteúdo, copie (Ctrl + C) e cole (Ctrl + V) para seu post no WordPress. Simples não!?

Esse post que você acabou de ler foi totalmente escrito com ajuda desse programa (alias, foi o meu primeiro post escrito com o DICTATION).  Ao final será necessário a edição do texto para corrigir os caracteres não identificados e pontuação,  mas com certeza boa parte de seu trabalho terá sido agilizado.

Gostou desse post? Teste o DICTATION e envie seu comentário sobre os resultados que obteve no ganho de produtividade em seus artigos!

2 thoughts on “Não escreva em seu blog, fale!

  1. Reply Bruno Justa maio 29,2013 19:25

    Ótimo post, vou testar no meu blog.

    Abraço

Leave a Reply