Como rastrear um celular

Sendo indispensável na vida moderna, os smartphones se tornaram o centralizador de muitas das nossas atividades e trazem muito de nossa vida está nele: seus contatos, mensagens, fotos, passatempos e muito mais. Portanto a perda ou roubo de um celular vai muito além do valor do aparelho em si (que muitas vezes pode ser bem alto).

Felizmente os principais smartphones a venda contam com recursos que permitem o rastreamento em tempo real desses dispositivos. Não é incomum ler notícias de que a polícia conseguiu prender ladrões utilizando o rastreamento de celular. Porém, para que essa ferramenta funcione, você precisa habilitá-lo antes que a perda ou roubo aconteça, portanto prevenir é melhor do que remediar.

Neste tutorial mostraremos como rastrear celular Android e iPhone, que correspondem hoje a uma grande parcela das vendas de smartphones mundial.

 

Como rastrear um celular com Android

1) Acesse o Google Play e procure por “Where’s My Droid”, ou acesse diretamente a página do aplicativo

como-rastrear-um-celular-1

2) Clique em “Instalar” e escolha o seu celular que deseja poder rastrear. O aplicativo Where’s My Droid será transferido para o seu smartphone assim que ele estiver conectado à Internet por 3G ou Wifi.

3) O Where’s My Droid permite o rastreamento de seu celular através de SMS, ou seja, você terá que utilizar algum outro aparelho para localizá-lo.

4) Ao abrir o Where’s My Droid pela primeira vez, você terá que fazer uma rápida configuração de algumas palavras-chave para a localização de seu celular. Clique em Next na primeira tela.

5) Na segunda tela, você terá que definir as Attention Words, que são as palavras que o programa responderá com as informações desejadas. Em “Ring Att word” você deverá selecionar a palavra-chave para que o telefone comece a tocar. Em GPS Att Word a palavra-chave retornará a localização do aparelho. Clique em Next.

6) Na terceira tela, será habilitado o rastreamento através do site do Where’s My Droid, que permitirá ver no mapa a localização de seu celular. Clique em “commander”, depois em “Connect”. Escolha a conta do Google que deseja vincular ao rastreamento e em seguida “Permitir”.  Clique em “Back” e depois em “Next”.

como-rastrear-um-celular-2

7) Na tela 4 você receberá uma mensagem de confirmação e seu celular já poderá ser rastreado.  Clique em “Finish” para concluir e em “Accept Terms” para iniciar a utilização do programa.

8) Para localizar seu celular dentro de casa, você deve mandar um SMS para ele com a palavra-chave indicada anteriormente para “Ring” – logo após o recebimento, ele começará a tocar.

9) Se você deseja receber um SMS com sua localização exata, basta enviar um SMS com a palavra configurada para “GPS”. Em alguns instantes o seu smartphone responderá a mensagem com a sua localização completa.

10) Por fim, para visualizar a localização de seu celular via web, basta acessar o site do Where’s My Droid e acessar o link indicado na página “Commander”. Haverá diversas funcionalidades para rastreamento como a localização do seu telefone e o status do mesmo, podendo inclusive abrir a sua localização no Google Maps.

 

Como rastrear um iPhone

1) Acesse o menu “Ajustes” de seu iPhone ou iPad e clique em “iCloud”. Insira as informações de sua conta no iCloud. Caso não tenha clique em “Obter um ID Apple Grátis”.

como-rastrear-um-celular-3

2) Marque a opção “Buscar Dispositivo” na tela de configurações do iCloud.

3) Volte ao menu geral de Ajustes e habilite a opção “Serv. Localização”.

4) Para localizar o dispositivo, acesse o site do iCloud e efetue o login com suas informações de acesso.

5) Selecione a opção “Buscar iPhone”. Após alguns instantes, um mapa será exibido com a localização exata de seu dispositivo.

como-rastrear-um-celular-4

6) Adicionalmente, você poderá enviar uma mensagem para o dispositivo, clicando no “i” do lado do nome do aparelho no mapa. Escolha o tipo de mensagem deseja enviar: reproduzir som ou enviar mensagem. A primeira opção será útil para localizar seu aparelho dentro de casa, por exemplo, enquanto a segunda poderá passar instruções para a devolução do celular por exemplo.

7) Se você acha que seu iPhone está em poder de terceiros, poderá marcar a opção “Bloquear o aparelho”, impedindo o acesso a qualquer dado. Se constatado a inviabilidade de recuperação de seu celular, como último recurso poderá ainda limpar todos os dados do aparelho, removendo todos os seus dados pessoais.

 

Considerações gerais

Apesar de serem muito úteis, é importante ter feito as configurações de rastreamento em seus dispositivos antes de perdê-los. As soluções propostas para o Android e iPhone são bastante distintas e usam tecnologias diferentes. No iPhone, por exemplo, a localização só funcionará nos casos em que o GPS está habilitado e o aparelho estiver conectado à Internet via Wifi ou 3G. Já no Android, a localização pode ser feita tanto via GPS quanto triangulação das antenas e a resposta é enviada através de SMS, bastando sinal comum disponível. O que ambas as soluções para Android e iPhone tem em comum, porém, é que só funcionam enquanto o aparelho estiver ligado, por isso a rápida ação em caso de perda ou roubo é muito importante.

Leave a Reply