Como aparecer no Google

Com a grande visibilidade da internet, a empresa que não tem uma forte presença no seu segmento online deixa de ganhar mais lucros e perde até mesmo espaço para a concorrência.

A internet já é hoje a segunda mídia de maior influência no mundo, apenas atrás da televisão. No entanto, pesquisas apontam que nos próximos anos, cada vez mais pessoas acessarão a internet e passarão menos tempo na frente da televisão. Tais dados fazem da internet uma aposta incrível para qualquer empreendedor de sucesso.

Embora haja vários buscadores hoje em dia, o maior deles e com maior visibilidade no Brasil é sem dúvidas o Google. Quando se fala em buscas na Internet, automaticamente pensamos no Google.

O Google é líder absoluto no Brasil e a empresa que está bem ranqueada no Google consegue mais visibilidade, atrai mais clientes e vende muito mais. No entanto, cada vez mais a concorrência pelos primeiros lugares no Google está acirrada e a forma para chegar ao topo não é nenhuma mágica, mas sim o trabalho contínuo.

Veja aqui como aparecer no Google e aumentar os seus lucros:

seo-aparecer-google1- Verifique como o Google visualiza sua página

Antes de partir para métodos de SEO (otimização do seu site), é preciso entender como o Google enxerga seu blog.

Para isto, acesso a ferramenta SEO-Broswer, selecione GoogleBot 2.1 e veja quais os resultados. Observe também qual o código de resposta do servidor para a sua URL. O ideal para código HTTP é 200, o que significa que não tem nenhum empecilho na sua página.

2- Monte o Esqueleto do seu Site

Quando você chega a um site e precisa clicar em vários menus e sub menus para chegar a página que deseja, certamente considera esta uma experiência ruim. Os leitores querem chegar ao seu destino com a menor quantidade cliques possíveis, encurtando o tempo, de forma que ele não precise pensar muito para chegar onde deseja.

No entanto, além da usabilidade do leitor, há de se considerar com o Google funciona e o que é melhor para ele, no que se refere a estrutura do seu site. Sabemos que as páginas na internet estão sempre interligadas, por meio dos links e justamente são estes links que permitem que o Google navegue pelo seu site.

Se quer que o Google encontre uma página nova sua, link ela em uma outra página que já seja bem ranqueada. Quando o Google passar varrendo as informações encontrará o seu link e visitará a nova página.

O ideal é que sempre cries links dentro das páginas levando a outras páginas, isso fará com que todo o seu site seja ranqueado e o Google tenha acesso a todas as páginas.

3- Por que meu site não foi indexado?

Antes de ir para o próximo passo, certifique-se que suas páginas não estejam bloqueadas ao Google. Você bloquear a leitura das p;aginas no arquivo Robots.txt (www.meusiteaqui.com/robots.txt). Não pode haver nenhuma permissão para bloquear o seu site neste arquivo.

Verifique também se na seção <head> do seu site, no HTML, não há nenhuma referência a NOINDEX ou NOFOLLOW.

Caso seu site ainda não foi indexado e você não encontra o problema, tenha certeza que não proibiu o Google de indexá-lo.

4- Como indexar meu site mais rápido no Google

Para que o Google ache o seu site mais rápido, vá até as ferramentas para WebMaster do Google e crie uma conta.

Crie um arquivo Sitemap (sitempa.xml) com todas as Urls que precisam ser indexadas. Coloque o arquivo dentro do seu site e o envie no local próprio para Sitemaps.

Caso, você queira indexar somente uma url, o melhor a se fazer é acessar o formulário do Google (http://www.google.com.br/add_url.html) e enviar.

Depois disto,  procure por sites que tenham comentário follow e deixe comentários com o link do seu blog. Quando o Google visitar estes sites, irá seguir o seu link.

Se tiver outros sites indexados no Google, você pode também linkar páginas deles para o seu novo site. Isso ajuda a indexar de forma mais rápida o seu novo site.

aparecer-na-primeira-pagina-do-google5- Como saber se o Google indexou meu site?

Vá até o menu buscar do Google e digite o endereço do seu blog ou da página que quer averiguar. Se o Google mostrar nos resultados o se blog ou página, então já foi anexado. Caso ele ainda não mostre, tenha paciência e se certifique de ter seguidos os passos anteriores.

6- Como chegar nos primeiros resultados do Google

Você já foi indexado no Google e agora quer subir de posição para que mais pessoas encontrem sua página. Certo?

Pesquise por técnicas de SEO, veja como fazer link building, ter url amigável, estruturar os seus posts e otimizar o seu site de forma geral.

Com muito trabalho e um pouco de paciência, você consegue chegar aos primeiros lugares do Google e atrair mais potenciais clientes.

Leave a Reply